O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR PARA BONITO/MS
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR PARA BONITO/MS
Bonito/MS já foi eleito por 16 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela premiação O Melhor de Viagem e Turismo. A cidade oferece diversas opções de passeios e atividades para quem busca contato com a natureza, aventura e descanso. Com opções de atividades em rios de águas cristalinas, trilhas e cachoeiras, a cidade se destaca por seus atributos naturais únicos e possui características que a diferenciam de outros destinos brasileiros.
Neste texto, vou te contar o que você precisa saber antes de ir para Bonito/MS e mostrar porque o destino é a opção perfeita para a sua próxima viagem. Confira!
O transporte em Bonito/MS
Em Bonito/MS não tem ônibus municipal e não estão disponíveis os aplicativos de aluguel de automóveis como Uber e 99. Por isso, no caso dos passeios, você pode optar por ir de táxi ou pelo Transfer Regular para atrativos. Ele é a opção mais acessível e sustentável para se locomover até os passeios da região.
O transporte normalmente é realizado em veículos de 4 a 42 lugares e o ponto de embarque/desembarque fica no centro da cidade. O Transfer Regular para atrativos também precisa ser agendado previamente com a Agencia de Viagens.
O que fazer em Bonito?
O que não falta em Bonito/MS são opções de passeios para quem ama aventura ou para quem quer relaxar em atividades de contemplação. Abaixo, listei alguns atrativos dentro das principais categorias de passeios em Bonito/MS
Grutas
Uma das principais atrações da região, as grutas são cavidades naturais rochosas com formação calcária contendo estalactites, estalagmites e espeleotemas.
As principais grutas em Bonito/MS são as grutas de São Miguel e São Mateus e o cartão postal da cidade: a Gruta do Lago Azul. O local tem cerca de 10 milhões de anos e por lá existem fósseis pré-históricos de animais como a preguiça gigante e o tigre-dentes-de-sabre. O Lago Azul, dentro da gruta, está entre as maiores cavidades inundadas do planeta e até hoje não se sabe sua profundidade exata (mergulhadores só chegaram aos 87 metros).
Flutuações
Imperdível para quem visita o destino, a flutuação é uma atividade na qual o visitante desliza naturalmente pela superfície do rio e tem a oportunidade de observar espécies de peixes e plantas subaquáticas. Para a prática da flutuação não é preciso saber nadar.
A atividade pode ser realizada na Nascente Azul, Barra do Sucuri, Aquário Natural, Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e no Rio Sucuri, considerado um dos rios com a água mais cristalina do mundo.
Trilhas e cachoeiras
Bonito/MS tem diversas opções de cachoeiras para conhecer. Geralmente esses passeios são acompanhados de trilhas e, em algumas delas, é possível fazer paradas para banho para se refrescar nas incríveis cachoeiras da região.
Os principais atrativos dessa categoria são: Cachoeiras Serra da Bodoquena, Parque das Cachoeiras, Estância Mimosa, Ceita Corê, Rio do Peixe e o passeio Boca da Onça, com 8 cachoeiras e até 4 paradas para banho. O passeio conta também com a visita à Cachoeira Boca da Onça, a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, com 156m de altura.
Atividades na cidade
Bonito/MS tem também diversas atividades na cidade que podem ser feitas no período diurno ou noturno, como o Projeto Jibóia, uma palestra que acontece diariamente e conta sobre os hábitos das cobras.
Outro passeio bem legal é o Bonito by Night. Acompanhados de um guia, os turistas descobrem a história da cidade desde os tempos da conquista espanhola, passando pela Guerra do Paraguai, as conexões com os diferentes golpes do Brasil e a ligação com a Segunda Guerra Mundial.
As vagas são limitadas: reserve com antecedência
Bonito/MS é um dos destinos mais procurados no Brasil e por isso, as vagas nas atividades são bastante disputadas. Um planejamento de viagem feito com antecedência garante as vagas nos melhores passeios e menores preços em acomodações e passagens.
Outro ponto importante são os períodos conhecidos como alta e baixa temporada. A alta temporada acontece principalmente no verão, durante o período de férias escolares e feriados prolongados e a baixa temporada acontece durante o inverno, período que a cidade está mais tranqüila e os pontos turísticos de Bonito/MS menos disputados.
O que comer em Bonito/MS?
Os pratos típicos da região são os peixes de água doce, como: pintado, pacu e traíra. O destino é conhecido também pela carne de jacaré e pelo tereré, bebida típica do Paraguai que ganhou também o Mato Grosso do Sul.
Bonito/MS possui diversos restaurantes que servem especialidades da gastronomia regional e conta ainda com lanchonetes, pizzarias, cafés e outras opções para todos os momentos do dia.
Além disso, a grande maioria dos passeios oferecem opções de buffets de comida caseira. O visitante pode incluir a refeição no seu pacote, caso já não esteja incluso no valor do passeio.
O que preciso saber se vou viajar com crianças?
Bonito/MS é um ótimo destino para conhecer em viagens com crianças. Ao programar o seu roteiro para Bonito/MS, é importante encontrar passeios em que elas possam aproveitar.
Por lá, existem diversas atividades que os pequenos vão amar, como a prática de esportes de aventura e diferentes formas de brincar em meio à natureza.
Dicas extras
O clima e a temperatura das águas
O clima em Bonito/MS mantém uma temperatura agradável durante todo o ano e região possui duas estações bem definidas: a seca e a úmida. Nos meses de verão, as chuvas estão mais presentes e no inverno, os dias ficam mais secos.
Já a temperatura das nascentes de Bonito/MS se mantém, em média, entre os 21° e 24°C, perfeitas para a prática de atividades na água. Além disso, grande parte dos atrativos fornecem roupas de neoprene que garantem que o corpo fique aquecido nos dias mais frios.
Calcário nas águas
Além do grande esforço de preservação da natureza local, as águas das nascentes em Bonito/MS são super cristalinas por causa da alta concentração de calcário. O calcário possui propriedades que calcificam os sólidos que estão na água, deixando-os mais pesados e levando-os naturalmente no fundo do rio. Por isso, a água permanece tão cristalina e não é aconselhado o seu consumo.
Caixa eletrônico
Em Bonito/MS não tem bancos 24h e a cidade possui poucas agências para saque: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Sicredi. Por isso, lembre-se de levar dinheiro em espécie e cartão de crédito para despesas no destino.
Fuso horário
Outro ponto importante para prestar atenção é o fuso horário de Bonito/MS! A cidade está dentro do Horário Padrão do Amazonas que é de 1h a menos que o horário de Brasília.
Agora que você ficou mais por dentro desse destinos dos sonhos, que tal programar suas férias em Bonito? Pacote para Bonito Toque Aqui e parcele em até 12 x no cartão
Rio, 24/06/2021 - Atualizado as 18:34
Fonte: bonitour.com.br