A IMPORTÂNCIA DO GUIA DE TURISMO NA EXCURSÃO
A IMPORTÂNCIA DO GUIA DE TURISMO NA EXCURSÃO
O guia de turismo é o profissional que atua diretamente acompanhando os turistas durante as excursões. O seu papel é assessorar as pessoas que estão na excursão, informando e apresentando o local visitado e os pontos turísticos.
Além disso, ele também auxilia na logística da viagem, buscando a melhor rota e facilitando o embarque e desembarque do grupo. Contribuindo também com a criação do roteiro desejado e trazendo informações precisas durante todo o passeio.
Costumamos dizer que boa parte do sucesso de uma excursão está nas mãos do guia de turismo. Por exemplo: do que adiantaria programar atividades radicais para um grupo de viagens da terceira idade? Imagine organizar um passeio monótono para excursões escolares; não faz sentido, não é? Por isso o agente e o guia de turismo devem estar atentos no planejamento do roteiro turístico.
As categorias do guia de turismo
Podemos dizer que essa profissão é cadastrada nas seguintes categorias:
Guia de turismo regional: é o profissional responsável pela recepção da excursão, traslado, acompanhamento, fornecimento de informações e auxilio aos turistas, em roteiros locais ou intermunicipais de determinada região.
Guia de turismo nacional: ele é responsável por acompanhar e prestar assistência para o grupo durante todo o percurso da excursão de âmbito nacional ou realizada na América do Sul. Trabalhando em nome da agência de turismo responsável pelo roteiro e cumprindo com as atribuições técnicas e administrativas necessárias;
Guia de turismo internacional: é aquele que tem autorização nos órgãos competentes para atuar em países além da América do sul e tem conhecimento em outros idiomas.
Guia de turismo especializado em atrativos turísticos: é o profissional responsável pelo fornecimento de informações técnicas sobre um tipo específico de atrativo. Podendo ser natural ou cultural de interesse turístico, possui formação profissional específica para aquele destino. Sendo assim, o Guia tem a possibilidade de oferecer tanto o turismo receptivo para as excursões que visitam o local, quanto promover o destino através de famtour, visando aumentar a venda daquele produto turístico.
Exemplo prático
Um Guia Regional de São Paulo só poderá atender a grupos dentro do Estado de São Paulo. Um Guia Nacional não poderá exercer o papel de Guia Regional nas cidades onde visitar atrativos turísticos, mas sim acompanhar a excursão do seu estado para outras regiões do país. Ao chegar ao destino pretendido, é necessária a contratação do Guia Regional de cada Estado.
Todo guia deve registrar-se obrigatoriamente no Ministério do Turismo para exercer a sua função de forma legal. O registro no órgão competente certifica e atesta a competência do Guia e dá credibilidade ao profissional.
É sempre importante andar com o crachá profissional de identificação, que contenham as seguintes informações:
- Nome completo
- Número do cadastro
- Idiomas
- Categoria em que está cadastrado
- Prazo de validade do registro
Agora que ficou por dentro da importância do guia de turismo, que tal agendar aquela viagem dos sonhos. Clique aqui e parcele tudo em até 12 x https://lidyriotour.com.br/produtos/excursoes/
10/05/2021 - atualizado as 12:22
fonte: turistou.com.br